quarta-feira, janeiro 26, 2005

O ciclo de vida de uma alga

A espirogira é uma alga formada por filamentos de células cilíndricas colocadas topo a topo. Normalmente recorre à reprodução assexuada, mas em condições desfavoráveis é a maior marota: primeiro, quando dois filamentos se encontram próximos, entre duas células forma-se o tubo de conjugação, através do qual o material de uma passa para a outra. Esse material móvel designa-se por gâmeta dador (n), e o conteúdo celular que não se move, gâmeta receptor (n). Quando os dois gâmetas encontram-se na mesma célula dá-se a fecundação, que resulta no zigoto (2n), uma célula diplóide porque contém os dois gâmetas.
De seguida, através do processo meiótico, o zigoto reduz para metade o material cromático (ou seja, passa de 2n passa a n), originando novas espirogiras formadas por células haplóides (n).

Agora, simplesmente, Rodrigo.
Ele não se chama miúdo, nem "xoné" – apesar de gostar desse nome por ser o de um vilão de desenhos animados que via em criança –, nem tão pouco Ricardo.

terça-feira, janeiro 25, 2005

Cenas na vida de um jogador

Um rapaz e uma rapariga japoneses conheceram-se através de um famoso RPG online chamado Lineage.
Marcaram um encontro, rasgaram sorrisos e apaixonaram-se. Mas o céu radioso da relação depressa perdeu para espessas camadas de nuvens. Num laivo de ciúme e raiva, ela apagou a personagem do companheiro que levara anos a preparar. Foram meses a aperfeiçoar atributos, melhorar estatísticas, ganhar armas, itens, poderes e magias, a fazer amizades, a pagar mensalidades...! O esforço de anos concentrado naquele milésimo de segundo que antecedeu à pergunta: "All will be lost. Do you want to continue?"

segunda-feira, janeiro 24, 2005

Disse.

Ele disse que se Santana Lopes fosse envenenado como Iuschenko, teria que ser com Ratol, e que o nosso PM tem cara de quem vai espirrar. E o Diogo Infante, cara de quem recebe calmamente um espirro do PM nas ventas.

quinta-feira, janeiro 13, 2005

Coquetterie

Há dias sonhei com o Jorge Palma. Ele estava sentado numa cadeira de perna alta num café-teatro em frente a uma praça, onde alguns estudantes se reúnem no Cartola. Uns senhores trajando Pierre Cardin aproximaram-se do músico e disseram-lhe que seria condecorado se deixasse de beber.
Depois não me recordo do desenvolvimento deste conto de fadas, mas termina quando o cantor surge completamente transfigurado, com uma vestimenta dispendiosa e de barba feita com cheiro a Paco Rabanne, segurando nas mãos um diploma: "Para o excelentíssimo Sr. Jorge Palma, outrora alcoólico".

terça-feira, janeiro 11, 2005

Acudam! Tetas à solta!

Em alternativa a Grand Theft Auto – para quem não conhece, este é um jogo que deixa bater em idosas reumáticas, rasgar a pachiquita das prostitutas, gerir a indústria porno, esburacar polícias e outras tarefas excitantes na mira de qualquer puto ranhoso –, existe um outro do mesmo género para PC mas mais "flowa-power": Steer Madness.
Bryce é um boi que participa em manifestações contra uso de peles, distribui leite de soja ou resgata coelhos e focas de dentro de jaulas. Com honras de 3D e uma liberdade de movimentos enorme, vale ainda pela acção totalmente desprovida de violência. Portanto, dar cabo de focas bebés à paulada está fora de questão. Até porque, contrariamente à vida real, seriam punidos com um triste mas justo "game over"
.
No tocante a sonoplastia, é bombar com Feisty, The Winks e Hector, esses nomes incontornáveis da música indie de que, nem eu, nem provavelmente o leitor desta estrumeira ouviu falar. Surreal.


Steer Madness

domingo, janeiro 09, 2005

Why do fireflies die so young?

Grave of the Fireflies, estúdios Ghibli (Mononoke Hime, Spirited Away, Nausicaa of the Valley of the Wind).

domingo, janeiro 02, 2005

tales of something else

O telemóvel caiu no chão e ficou com uma racha no visor de aproximadamente 1 cm, que começa do ponto médio inferior do ecrã, fazendo um ângulo não superior a 40º à direita.